Página inicial » Válvula de borboleta
Válvula de borboleta

Na indústria, é utilizada especialmente para gases e líquidos em baixa pressão, pois possui baixa queda de pressão, baixo custo e ação rápida. Consiste em um anel do mesmo diâmetro da tubulação, com um disco que gira dentro do anel em torno de um eixo, abrindo ou obstruindo a passagem do fluido.

Muitas válvulas tipo borboleta têm um mecanismo do atuador para segurar a válvula na posição desejada. Quando o fluido é corrosivo ou erosivo, o corpo e disco podem ser revestidos com materiais mais resistentes. Em bitolas pequenas, o mais comum é com alavanca, em bitolas maiores, a válvula é fornecida com volante e caixa de engrenagem, pode ser, também, com acionamento automático por sistema hidráulico ou elétrico.

A válvula borboleta pode ser usada para isolar ou regular a vazão de uma rede. O elemento de vedação tem a forma de um disco, e seu acionamento pode ser realizado manualmente ou por mecanismos hidráulicos ou pneumáticos.

Essas válvulas permitem um fechamento rápido. As válvulas borboleta são preferidas porque são mais baratas que outros modelos, além de serem mais leves requerendo suportes mais simples e ocupando menos espaço que as válvulas gavetas ou globo. O disco está posicionado no centro da válvula e, atravessando-o de um lado ao outro, há uma haste conectada a um atuador do lado de fora da válvula. A rotação do atuador faz o disco girar para uma posição paralela ou perpendicular ao fluxo. Ao contrário de uma válvula esfera, o disco está sempre presente dentro do fluxo, portanto uma queda de pressão é sempre induzida no fluxo, independentemente da posição da válvula.

No Brasil, existem diversas empresas que fabricam e comercializam válvulas borboleta. Entre elas: Foxwall em Cotia/SP, InterAtiva Válvulas em Sorocaba/SP, RTS Válvulas em Guarulhos/SP, Valloy, entre outras. Hoje, as válvulas borboleta são usadas nos mais diversos mercados geradores de energia, indústria alimentícia, papel e celulose, entre outros.

Por ser uma válvula de princípio simples e fácil utilização, além de baixa manutenção, é usada em larga escala.

Válvula Borboleta Tri Excêntrica

A Válvula Borboleta Tri Excêntrica é uma inovação, pois comparada as válvulas borboletas convencionais existentes no mercado, ela apresenta diversas vantagens. A principal delas é a sua vedação, por possuir a sede metal-metal ela não está sujeita a problemas de desgaste e vazamento, podendo trabalhar em altas temperaturas, dessa forma o número de manutenções é reduzido consideravelmente e qualquer reparo necessário, pode ser realizado em campo.

Deixe uma mensagem
*Email
!!
*Mensagem
!
Produto
Seu Nome
Companhia
Tel./Fax.
Msn/Skype